Não é associado? Associe-se
Recuperar minha senha

Dieta com baixo teor de fodmaps

Autor: Federação Brasileira de Gastroenterologia | Publicado em: 27/06/2017

O que são FODMAPs?

FODMAPs é o conjunto de alimentos fermentáveis que são mal absorvidos pelo nosso organismo e que podem causar desconforto intestinal – Eles são classificados como oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis. Os alimentos fermentáveis referidos são os carboidratos não digeridos pelo trato digestivo humano.  Assim, esta alta osmolaridade e a formação de gases pela microbiota intestinal acabam por desencadear os referidos sintomas.

Quais são os tipos de FODMAPs e em que alimentos posso encontrá-los?


                                              

 

 

 

 

Ricos em Fodmaps

 

 

Pobres em Fodmaps

 

 




Frutas

 

 

 

 

Maçã, pera, pêssego, manga, melancia, nectarina, cereja, manga

 

Sucos naturais, frutas secas, mel, frutose, xarope de milho,  frutas enlatadas

 

 

 

 

Banana, amora, carambola, uva, abacaxi, melão, kiwi, limão,  lima, laranja, tangerina, morango, maracujá, abacaxi

 

 



Leite e derivados

 

 

Leite de vaca, cabra ou ovelha, sorvete, iogurte (mesmo  desnatado), leite condensado,, queijo fresco e cremoso (ricota, cottage,  cream cheese)

 

 

Leite sem lactose, iogurte sem lactose, leite de soja, leite  de arroz ou amêndoa, manteiga e queijos curados, como chedar, parmesão, brie  ou camembert

 

 

 

 



Hortaliças  e Leguminosas

 

 

 

 

Alcachofra, aspargo, beterraba, brócolis, alho, alho-poró,  quiabo, cogumelos,  cebola, couve-flor,  molho de toamte com conservantes ou ketchup, pistache, ervilha, grão de bico,  feijão, lentilha

 

 

Broto de bambu, cenoura, aipo, milho, berinjela, rabanete,  couve, nabo, alface, cebolinha, pepino, abóbora, abobrinha, alface, tomate,  espinafre, batata, batata doce, castanhas e amendoim

 

 

 

 




Cereais e Massas

 

 

Pães, bolos, biscoitos ou cereais contendo trigo e centeio e  cereais com xarope de milho

 

 

 

 

 

 

Farinhas, pães, macarrão e biscoitos sem glúten

 

Produtos com farinha de milho, mandioca, aveia e centeio

 

Quinoa, arroz, tapioca, macarrão de arroz, polenta

 

 

 

 

Informações cedidas por Ganep Educação - https://ganepeducacao.com.br/produto/fodmaps-nova-estrategia-alimentar/

 

Como identificar os alimentos que desencadeiam algum tipo de desconforto?

•   Vá retirando devagar um por um dos alimentos que fazem parte da sua dieta habitual.
•    Em seguida, volte com um alimento que foi retirado de cada vez para que você possa ter certeza em relação àquele que está provocando algum desconforto.
•    Caso apareça algum sintoma, preste atenção nos alimentos que ingeriu.
•    Fique atento ao que não está acostumado a comer regularmente.
•    Evite todo alimento que te fez mal por, pelo menos, uma semana.
•    Se os sintomas persistirem, comece todo o processo novamente, retirando lentamente aquilo que faz parte da sua alimentação.

Como saber se a dieta com baixo teor de FODMAPs vai ser boa para você?
A dieta com baixo teor de FODMAPs funciona em mais de 70% dos casos de Síndrome do intestino irritável (SII). Portanto, quando estiver fazendo a dieta siga as recomendações do seu médico ou nutricionista e fique atento aos sintomas e, se mesmo assim, em um prazo de seis semanas os sintomas persistirem é porque a dieta não deu certo.

 Eu vou poder voltar a comer aquilo que realmente gosto?

É possível que você tenha que seguir algumas restrições alimentares ao longo de sua vida e respeitar a exclusão dos alimentos que pioram os sintomas.

Eu posso ingerir bebidas alcoólicas?
Não é recomendado o excesso, já que o álcool acentua os sintomas da SII.

E quanto ao refrigerante, café e chá?
O café preto não contém FODMAPs, porém, a cafeína pode estimular os movimentos intestinais e isso pode ser um desconforto para algumas pessoas. O chá verde, o chá preto e o chá de hortelã contém baixo teor de FODMAPs, mas evite o chá de camomila, por exemplo. Os refrigerantes devem ser evitados também.

Alimentos sem glúten têm baixo teor de FODMAPs?
O trigo, a cevada e o centeio são fontes primárias de glúten, por isso, quem está fazendo a dieta com baixo teor de FODMAPs não deve ingeri-los.

Eu posso adaptar a dieta de FODMAPs com outros tipos de dieta?
Claro que pode. Mas, a sua dieta deve ser balanceada e os alimentos devem ser escolhidos com cuidado para que seu organismo receba todos os nutrientes necessários durante suas refeições.

E se eu for diabético?
Caso você tenha diabetes, você pode fazer a dieta  de FODMAPs, desde que haja uma adaptação rigorosa em sua alimentação. O auxílio de um endocrinologista e um especialista em nutrição é fundamental neste caso.