Não é associado? Associe-se
Recuperar minha senha

Dia Mundial do Câncer traz um alerta para importância da prevenção

Autor: Federação Brasileira de Gastroenterologia | Publicado em: 05/02/2020

Nesta última terça-feira, dia 4 de fevereiro, foi celebrado o Dia Mundial do Câncer, data essencial para conscientizar a população com informações sobre a doença. Por isso, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) escolheu o dia para divulgar seu novo relatório de estimativas para o triênio 2020-2022.

 

O relatório, que já é divulgado pelo INCA há 20 anos, segue apoiado pelo mote "Eu sou, eu vou", frase utilizada no cenário internacional para lembrar que todos nós temos o poder real de, independentemente da forma, reduzir os impactos do câncer mundialmente.

 

E essa é uma premissa que se faz ainda mais presente quando o tema são os cânceres do trato digestivo. Isso porque, apesar de serem tipos da neoplasia com alto índice de prevenção, a estimativa atual avalia um aumento no número de casos envolvendo as doenças.

 

O câncer colorretal, por exemplo, subiu para a segunda posição de maior incidência, tanto em mulheres quanto em homens (salvo pelo de pele não melanoma), com possibilidade de somar 41 mil casos anualmente.

 

Já o câncer de esôfago deve atingir 11.300 pessoas ao ano. Enquanto os tumores de estômago podem somar 21.200 novos casos no mesmo período.

 

Não podemos mais conviver com as dúvidas e incertezas que o câncer traz consigo. É preciso, cada vez mais, conscientizar a população e pressionar órgãos públicos pela criação de políticas que viabilizem o diagnóstico precoce dessas doenças.

 

A saúde pública precisa de atenção e os cidadãos de informação. Mudar este cenário é uma ação que está em nossas mãos.

 

Vamos juntos mudar essa realidade!

 

-

Para conferir na íntegra todos os dados da nova estimativa e entender a campanha, acesse: https://www.inca.gov.br/estimativa